


Shiatsu
O shiatsu é uma técnica de massagem terapêutica que visa o equilíbrio entre corpo e mente, através da pressão dos dedos ou palmas das mãos realizada em determinadas áreas do corpo.
É utilizada para aumentar a energia do paciente e a consciência sobre si mesmo, bem como regular e melhorar o funcionamento dos órgãos, além de estimular uma maior imunidade contra doenças. Assim, o shiatsu é considerado um método que trabalha mais a prevenção do que a cura de enfermidades.
Princípios
De acordo com Ygor Czovny, psiquiatra e especialista em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein, os princípios do shiatsu são estruturados dentro da medicina tradicional chinesa - que promove a compreensão do indivíduo em uma tríade, formada por mente, corpo e espírito.
Dessa forma, os pontos trabalhados no shiatsu visam manter todas essas funções de forma harmoniosa e saudável, permitindo uma melhor qualidade de vida do paciente.
Shiatsu x acupressão
Há quem se pergunte sobre a diferença entre o shiatsu e a acupressão, visto que ambas as técnicas usam a pressão dos dedos para ativar certas regiões do corpo.
A acupressão (mistura de "acupuntura" com "pressão") é uma modalidade em que se aplica pressão com os dedos ou outros instrumentos em pontos específicos do corpo. A ideia é tratar doenças, além de promover o relaxamento e bem-estar. Portanto, a acupressão é aplicada para reduzir os sintomas de uma patologia já existente.
"O shiatsu, por sua vez, é uma técnica de massagem de preservação, prevenção e tratamento com base nos sintomas apresentados pelo paciente", diz a psicóloga e massoterapeuta Elaine Rezende. Assim, o método atua para além de amenizar os sintomas.
Além disso, o shiatsu tem um movimento ritmado durante sua execução e trabalha a respiração do paciente, não sendo caracterizado apenas pela pressão dos dedos.
Benefícios físicos
-
Melhora a circulação sanguínea
-
Aumenta a imunidade
-
Diminui dores no corpo
-
Melhora a respiração
-
Melhora a postura
-
Diminui dores menstruais e lombares
-
Ameniza resfriados
-
Previne problemas digestivos
"Com a pressão dos dedos, soltamos a musculatura total do corpo, ativando a circulação e tornando o corpo mais vascularizado", afirma o especialista.
Benefícios químicos
-
Promove bem-estar
-
Alivia a tensão
-
Melhora a qualidade de sono
-
Reduz dores de cabeça
A partir do aumento da circulação sanguínea, há uma maior liberação de endorfina e serotonina no organismo, considerados hormônios do bem-estar.
Benefícios emocionais
-
Reduz a ansiedade
-
Diminui o estresse
-
Controla desequilíbrios emocionais (como raiva, medo, mágoa, preocupação, instabilidade e choque/trauma)
-
Ameniza mudanças de humor
-
Reduz a instabilidade emocional
Com a liberação dos hormônios do bem-estar, a redução de emoções negativas, como estresse, raiva, mágoa e ansiedade, pode ser nitidamente sentida após cada sessão.
Para quem é indicado
O shiatsu pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.
A prática não é indicada apenas para quem sofre de algum quadro doloroso e busca tratamento, mas também por pessoas que se queixam de falta de foco, noites mal dormidas, dificuldade de memória, entre outros. São problemas que influenciam na rotina e podem ser evitados com uma melhor circulação sanguínea e liberação de hormônios do bem-estar.
Assim, o shiatsu costuma ser mais recomendado em casos de:
-
Dor muscular
-
Insônia
-
Tensão
-
Estresse
-
Ansiedade
-
Cansaço físico
-
Esgotamento emocional
-
Busca pelo equilíbrio entre corpo e mente no geral
Contraindicações
O shiatsu é contraindicado em casos de:
-
Gravidez (primeiros 3 meses)
-
Fraturas
-
Entorses (torções)
-
Varizes
-
Doenças contagiosas
-
Febre
-
Inflamações agudas
Origem do shiatsu
As primeiras aparições da massagem terapêutica que utiliza a pressão dos dedos data de mais de 3 mil anos, na China. Era chamada de "Anmá".
Contudo, essa técnica da medicina oriental foi aprimorada no Japão no século XX. Assim, passou a ser chamada de shiatsu. O nome tem origem japonesa, sendo a junção de "shi" (dedos) e "atsu" (pressão).